Atlético-GO

Atlético-GO promove campanha de combate à discriminação racial

Release cedido pelo Dragão

Por: Danyela Freitas 04/07/2022 16:08

No último domingo (3), foi Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial. Assim, o crime está relacionado a qualquer comportamento ou fala de distinção, exclusão, restrição ou preferência por determinada raça, nacionalidade, ascendência, cor ou ética. A partir disso, os jogadores e comissão técnica do Atlético-GO entraram com uma camiseta e uma faixa com os dizeres: “diga não ao racismo”.

O Atlético-GO enfatiza a necessidade da luta contra o racismo, da responsabilização de quem incorre nesse crime, da importância de atualizar o vocabulário e de buscar sempre conhecimento e conscientização para eliminar esse preconceito do nosso cotidiano”, disse o Dragão em nota.

Leia mais sobre o Dragão:

Lei de combate à discriminação racial

A saber, lembra-se do dia 3 de julho por conta da Lei Afonso Arinos (n° 1.390/1951), sancionada por Getúlio Vargas. Em resumo, trata-se a primeira lei nacional que tratou do assunto. No entanto, ela não via o racismo como crime, mas, sim, como contravenção penal. Antes disso, não havia qualquer previsão penal para esse tipo de crime.

Entre as punições, estavam pequenos períodos de prisão e multas para responsáveis “por estabelecimento comercial ou de ensino de qualquer natureza, de hospedar, servir, atender ou receber cliente, comprador ou aluno, por preconceito de raça ou de cor”. Além disso, eram oferecidas punições para quem impedisse, por preconceitos de raça, qualquer pessoa de acessar cargos no funcionalismo público ou forças armadas ou negasse emprego no setor privado.

Em suma, a lei foi um marco para o Brasil. Contudo, na prática, tinha pouco efeito. Foram necessários muitos anos até que o racismo fosse, de fato, tipificado como crime a partir da Constituição de 88. Sabemos, porém, que isso não acabou com o racismo e o preconceito em nossa sociedade. 

Agenda do Atlético-GO

Após derrota para o São Paulo, no último domingo (3), os goianos voltam suas atenções para a Sul-Americana. Assim, em seguida, pelo jogo de volta das oitavas de final do torneio, o Atlético-GO recebe o Olimpia em duelo decisivo.

EURODIESEL NOTICIA

No primeiro jogo, a equipe goiana sofreu derrota por 2 x 0. Com isso, precisa vencer por, pelo menos, dois gols de diferença. Por fim, a equipe das Feras do Esporte transmite o duelo com a melhor cobertura no Serra Dourada.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


NOTÍCIAS

podcast