Raio-x do Campeonato Goiano 2022: técnicos comentam sobre pré-temporada e favoritos ao título

Confira como está a preparação das equipes para o torneio estadual e as expectativas dos técnicos!

Por: Danyela Freitas 23/01/2022 13:05

Às vésperas do início do Campeonato Goiano de 2022, o portal das Feras do Esporte traz um raio-x dos 12 clubes que participarão do torneio. Assim, de forma exclusiva, 12 técnicos falou com nossa equipe. Com isso, responderam a três perguntas:

  • Qual a expectativa do time para o Campeonato Goiano?
  • Qual o objetivo da equipe neste Goianão?
  • Quem são os favoritos para conquistar o caneco neste ano?

Grupos do Campeonato Goiano de 2022

A saber, os times foram divididos em dois grupos. No Grupo A, juntamente ao Grêmio Anápolis, campeão da edição de 2021, estão Goiás, Anápolis, Jataiense, Goianésia e MorrinhosAlém disso, no Grupo B do Goianão, com o Vila Nova, vice-campeão em 2021, completam a chave o Atlético-GO, Aparecidense, CRAC, Iporá e Goiatuba. A saber, o torneio será disputado em quatro frases: a de grupos (em turno e returno), quartas de final, semifinais e final. 

Times que disputarão o Campeonato Goiano de 2022 (Imagem: Danyela Freitas/Feras do Esporte)

Times que disputarão o Campeonato Goiano de 2022 (Imagem: Danyela Freitas/Feras do Esporte)

Anápolis se prepara para o Campeonato Goiano

Primeiramente, após comandar o Galo em 2021, o técnico Luiz Carlos Winck retorna ao clube para a atual temporada. No Goianão de 2021, em oito jogos pelo Anápolis, o treinador conseguiu quatro vitórias e quatro derrotas. Inclusive, duas das derrotas foram para o Vila Nova nas quartas de final. Assim, o Tigre eliminou a equipe anapolino. A partir disso, Winck comenta sobre as expectativas para este ano.

“Ano passado, quando assumi a equipe, estávamos numa situação complicada, tentando nos livrar do rebaixamento. Felizmente, conseguimos e chegamos a fase final, conseguindo a vaga para a Série D deste ano. Portanto, queremos fazer um campeonato equilibrado, pensando jogo a jogo. Tenho um elenco jovem mesclado com alguns atletas experientes. Por fim, nosso principal objetivo é fazer um bom campeonato, não cair, brigar por uma vaga na fase final e, posteriormente, pensar em algo maior.”

Aparecidense vem embalada após conquistar título da Série D

Com moral após vencer o título nacional, o Camaleão vem sendo cotado como um dos favoritos a levantar o caneco do Campeonato Goiano. Assim, o técnico Thiago Carvalho comentou sobre seu time e também citou quais são seus principais rivais no torneio.

“Nossa principal vantagem é a manutenção do elenco, que está junto há mais de um ano e sabe qual o nosso modelo de jogo. Assim, espero que possamos começar muito bem a competição. Primeiramente, a gente sonha sempre em conquistar títulos, acreditamos e trabalhamos para isso.”

Atlético-GO quer voltar a levantar a taça do Goianão

Antes de mais nada, o Dragão busca seu 16º título do Goianão. Agora com Marcelo Cabo no comando, o time campineiro espera ter 100% do seu elenco à disposição para a competição. Em resumo, na temporada passada, o Atlético conquistou, pela segunda vez consecutiva, vaga para a Sul-Americana. Dessa maneira, pode aproveitar o Campeonato Goiano como preparação para o torneio continental, além de buscar o título estadual.

“Acho que o Campeonato Goiano de 2022 será um dos mais equilibrados dos últimos anos, porque as equipes se prepararam bastante e vêm bem fortes para esta competição. O Atlético é um dos favoritos para conquistar o título. Antes de mais nada, não podemos fugir da nossa responsabilidade. No entanto, o futebol não é uma ciência exata. Com isso, a gente trabalha para ter o protagonismo e para conquistar o título. Espero que a gente consiga colocar em prática o desenvolvimento que tivemos ao longo da pré-temporada para buscarmos nossos objetivos.”

CRAC

Até o encerramento desta matéria especial do Campeonato Goiano de 2021, a assessoria do CRAC ainda não havia enviado as respostas do técnico Wilson Gottardo. Assim que as sonoras forem mandadas para as Feras do Esporte, atualizaremos o texto.

Goianésia aposta em treinador com experiência no Goianão

Em resumo, com experiência no futebol goiano, o treinador Edson Júnior, de volta ao Azulão, já conquistou cinco acessos e um título da Divisão de Acesso do Campeonato Goiano com o Grêmio Anápolis. A partir disso, o comandante projeta estar entre os finalistas do torneio e comenta sobre a principal dificuldade dos times do interior.

“A expectativa é sempre a melhor. Quando a gente assume um compromisso, assume um clube, a nossa expectativa é sempre alta. A gente sabe que há alguns dificultadores que os times do interior têm, que é a parte financeira. No entanto, não vejo isso como um empecilho, precisamos pensar grande. Desde a minha chegada ao Goianésia, com o elenco que a gente montou e a comissão técnica que a gente trouxe, pensamos, com certeza, em disputar o título. Assim, vamos ser um dos finalistas do Campeonato Goiano. É isso que a gente espera e é assim que a gente trabalha.”

Goiás vem se preparando para buscar título

A saber, a diretoria esmeraldina continua em busca de um técnico para a temporada de 2022. Enquanto isso, Glauber Ramos permanece como treinador do Goiás neste Goianão. Assim, o comandante ressaltou a importância de fazer um bom campeonato e buscar o título, o qual o Verdão não conquista há três anos.

“Campeonato Goiano é sempre importante para que um time igual ao Goiás brigue pelo título. Portanto, nossa meta é brigar na parte de cima da tabela e chegar em condições reais de conquistar um título que não conquistamos há três anos. Assim, pretendemos fazer um excelente trabalho para chegar à final e brigar pelo caneco. […] Creio que as equipes de maior tradição, Goiás, Atlético, Vila Nova, Aparecidense e talvez uma surpresa do interior briguem por este título. A saber, no ano passado, tivemos o Grêmio Anápolis sendo campeão. Surpresa para uns, mas, para nós que conhecemos o trabalho desenvolvido lá, não foi surpresa.”

Goiatuba, o atual campeão da Divisão de Acesso

Campeão da Divisão de Acesso do Campeonato Goiano de 2021, o Goiatuba chega confiante para a divisão principal do Goianão. A partir disso, o técnico Gilberto Pereira, que teve seu vínculo renovado para esta temporada, falou sobre os objetivos do time e mirou vaga na Série D do Brasileirão.

“Fizemos uma preparação desde o dia 13 dezembro dentro daquilo que nós planejamos e entendemos que seja o ideal para o campeonato. Com isso, terminamos a preparação com um amistoso contra o Anápolis. Agora, na estreia, nossa expectativa de enfrentar essa grande equipe que é o Vila Nova nos seus domínios é sonhar, sim, em fazer um jogo com grande dificuldade, mas também em termos o êxito de somar pontos.”

Grêmio Anápolis embalado após título estadual

Atual campeão do torneio, o GEA tem o favoritismo ao seu lado. Em resumo, o nesta temporada, o Grêmio Anápolis participará também da Copa do Brasil e da Série D do Brasileirão. Além disso, segundo Pedro Correia, diretor de futebol do clube, em entrevista exclusiva para as Feras do Esporte, a equipe deve disputar a Copa Verde. A partir disso, o técnico William de Mattia falou sobre a pré-temporada e a expectativa para o Goianão.

“Viemos de uma pré-temporada desde 13 de dezembro, com vários amistosos para dar minutagem para todos os atletas do grupo. Além disso, chegaremos com uma base muito boa na parte técnica, física, tática e psicológica para fazermos, desde o início, um grande campeonato e com excelência. Dessa forma, creio que todos os jogadores estão comprometidos com o clube e com a cidade de Anápolis para manter o clube bem no cenário estadual e também nacional.”

Iporá tenta surpreender no Campeonato Goiano

Segundo o técnico Everton Goiano, o principal objetivo do Lobo-guará é surpreender no torneio. A saber, em sua quarta passagem pelo Iporá, o treinador também comentou a respeito dos possíveis favoritos para vencer o Campeonato Goiano.

“A gente trabalha tentando surpreender mais uma vez e fazer uma ótima competição. É minha quarta passagem por aqui. Vamos trabalhar com as peças do nosso elenco para tentar surpreender.” 

Jataiense conta com treinador experiente 

Conhecido também por levar o Figueirense para a Série A do Brasileirão após ser vice-campeão da Série B de 2010, o técnico Márcio Goiano agora comanda a equipe da cidade de Jataí.

“O Campeonato Goiano é um torneio muito disputado. Inclusive, já participei como atleta, defendendo o Goiás e a própria Jataiense, em 1991. Como treinador, com a Aparecidense, chegamos a duas finais. Portanto, cria-se sempre uma expectativa positiva. No entanto, sabemos das dificuldades em função também do orçamento que temos para contratações. Assim, já estamos trabalhando há mais de 30 dias e me sinto muito feliz pelo trabalho que vem sendo feito, pela resposta que os atletas têm nos dado, tanto na parte física quanto nas partes técnica e tática. Esperamos fazer uma grande estreia e que, no final, possamos colher os frutos do nosso trabalho.”

Morrinhos vem de vice-campeonato 

A equipe manteve o técnico Giovanni Rosa, que conseguiu o acesso para o Goianão de 2022. A saber, o treinador conquistou o vice-campeonato da Divisão de Acesso na temporada passada. A partir disso, permanecer na 1ª divisão do torneio é o primeiro objetivo do Tricolor dos Pomares.

“Se não me engano, o Morrinhos já está fora da 1ª divisão do Goianão há 10 anos. Portanto, a expectativa é muito grande, uma nova oportunidade de participar de elite do futebol goiano. Oportunidade única. Então, vamos tentar permanecer.”

Vila Nova quer quebrar jejum de títulos do Campeonato Goiano 

Comandado pelo técnico Higo Magalhães, o Tigre segue em busca de voltar a conquistar um título estadual. A partir disso, o treinador garante que o Vila Nova entra pensando em fazer um bom campeonato e, consequentemente, lutar pelo caneco.

“Antes de mais nada, estamos num cenário bem positivo, porque estamos fazendo algo diferente dos anos anteriores, de manutenção de elenco e continuidade de um trabalho. Portanto, estamos esperançosos. Além disso, sei da responsabilidade e da cobrança, sei o que representa um título estadual neste ano, já que não conquistamos há muito tempo. Dessa forma, com muita humildade, muito trabalho, convicção e lealdade, vamos tentar desenvolver nosso trabalho para que as coisas aconteçam e que a gente consiga o resultado final.”

1 Comentário

Deixe o seu comentário!


NOTÍCIAS

podcast