Aparecidense

Atlético-GO

Goiás

Vila Nova

André Pitta explica instabilidade do BID e fala sobre arbitragem de duelo entre Corinthians x Atlético-GO pela Copa do Brasil: “Esperamos que erros não aconteçam”

O presidente da FGF também falou da falta de alinhamento da arbitragem; confira

Por: Danyela Freitas 16/08/2022 21:00

Nesta terça-feira (16), André Pitta, presidente da Federação Goiana de Futebol (FGF), conversou de forma exclusiva com a equipe das Feras do Esporte. Primeiramente, o dirigente falou sobre a instabilidade do Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. A saber, na segunda-feira (15), último dia de janela de transferências aberta, os clubes goianos tiveram dificuldade em inscrever novos jogadores na plataforma.

Em seguida, André Pitta também comentou sobre os erros de arbitragem, em especial, em jogos dos times goianos nas Séries A, B e C. Além disso, o presidente respondeu sobre o duelo entre Corinthians x Atlético-GO, que ocorre nesta quarta-feira (17), pela partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil.

André Pitta explica instabilidade no site da CBF

O que aconteceu na segunda-feira (15) que, por ser o último dia da janela, a demanda do sistema foi muito alta. Assim, times do Brasil inteiro utilizou a plataforma. A partir disso, a informação que eu tenho é que sobrecarregou o sistema algumas vezes. Além disso, durante o período da tarde, ele caiu, ficando até, em alguns momentos, mais de hora interrompido. Portanto, essa foi a causa da grande dificuldade que nós tivemos com a questão dos registros dos nossos jogadores, tanto do Goiás quando do Vila Nova, porque dependíamos de geração de boletos, quitação de boletos, além de liberação de transferência de outras federações.

Exemplo disso foi um jogador do Vila que vinha de Santa Catarina. Assim, fiz contato com a Federação de lá, porém o sistema não ficava ativo para ele conseguir fazer a transferência para que a pudéssemos dar andamento de um contrato. Sendo assim, isso gerou vários problemas. Acabou que, às 19h, horário que fecha o BID, nós ficamos bloqueados, sem conseguir colocar os quatro jogadores do Vila Nova e também o jogador do Goiás. Ao mesmo tempo, fazíamos contato com a CBF o tempo inteiro.

Logo, nós tivemos que intervir junto à CBF para que ela reconhecesse que realmente houve uma instabilidade no sistema e prorrogasse o horário do BID para até um pouco mais tarde na segunda-feira (15). Com isso, fomos atendidos. A CBF entendeu da importância disso, que os clubes não tinham culpa do alto volume e os problemas que tiveram. Em seguida, a CBF fez um documento prorrogando o horário do BID até as 23h. Dessa maneira, nesse período, nós conseguimos colocar os jogadores pendentes na CBF. Assim, logo no final, próximo ao horário do encerramento, conseguimos que todos eles estivessem no BID, cumprindo aí o que tinha sido estabelecido como prazo.”

As polêmicas envolvendo arbitragem

O que tem acontecido com a arbitragem é que erros existem, com toda certeza. Em resumo, a comissão de arbitragem sumiu quando o campeonato já estava prestes a começar. Então, não houve efetivamente uma pré-temporada nem um alinhamento de critérios. Portanto, a comissão não teve tempo de demonstrar qual o seu planejamento nem qual formato que ela quer que os árabes mantenham dentro de um alinhamento de critérios. Com isso, eles fizeram recentemente uma intertemporada para poder tentar alinhar mais um pouco os critérios, porque isso também vem trazendo grandes prejuízos. Às vezes, o clube reclama que teve um lance ‘x’ aqui para mim não deu, mas aí teve o mesmo lance ‘x’ contra mim ali e já deu. Às vezes, dá a favor uma hora outra hora, porém em outra, contra, dá também.

Nós sabemos que tem alguns erros graves, outros algum erros de interpretação, alguns que muita gente acha que é erro, mas que a regra estabelece claramente em relação a isso. Dessa forma, várias questões precisam ser melhoradas. A saber, eu estive na CBF na semana passada com o presidente da CBF e também com o presidente da comissão de arbitragem. Assim, cobrei essa questão em relação aos nossos clubes, como um todo, e não individualmente. Acho que é importante a gente estar atento a todos os nossos clubes. Por fim, esperamos que os erros não aconteçam, nem a nosso favor nem contra, e que a arbitragem consiga dar uma boa alinhada nessa reta final de temporada.”

André Pitta comenta arbitragem de Corinthians x Atlético-GO

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


NOTÍCIAS

podcast