Futebol pelo Brasil

Vila Nova

Bateu na trave! Relembre campanha do Vila Nova na Série B de 2023: da liderança até permanência na 2ª divisão

O Tigrão ainda detém o título de melhor defesa da temporada

Por: Renata Akutsu 06/12/2023 10:29

O ano de 2023 foi emocionante para o torcedor colorado. O Vila Nova foi líder do campeonato, entrou na reta final da competição ocupando a 10ª colocação, virou sobre o Atlético-GO no clássico, chegou na última rodada ocupando uma vaga no G4, no entanto, mesmo assim, o clube não conquistou o acesso para a 1ª divisão do futebol brasileiro. Relembre o caminho do Tigrão na Série B com as Feras do Esporte!

>>> Entre no nosso grupo de WhatsApp e saiba tudo sobre o Vila Nova <<<<<

Os técnicos do Vila Nova

Ao longo da competição, o Tigrão teve quatro técnicos diferentes. Claudinei Oliveira foi quem comandou a equipe por mais tempo em 2023: ao todo foram 21 jogos. Em resumo, ele conquistou 10 vitórias, cinco empates e seis derrotas. Além disso, foi com Claudinei que o Vila Nova teve um bom início de campeonato, liderou a tabela e foi considerado um dos melhores times do 1º turno.

Ele foi demitido depois da 21ª rodada, quando perdeu para o Sport, fora de casa, na Ilha do Retiro. Seu sucessor foi Marquinhos Santos, que liderou a equipe em oito confrontos. Ele conquistou três vitórias, três derrotas e um empate. Na sequência, Lisca foi contratado para assumir o clube. Contudo, o técnico ficou somente quatro jogos à frente do elenco, e contabilizou apenas cinco pontos.

EURODIESEL NOTICIA

A saber, depois que Lisca chegou à equipe, o Vila Nova saiu do G4 e passou a lutar no meio da tabela, contudo, ainda brigando pelo acesso. Com a saída do treinador, Higo Magalhães retornou ao Tigrão, e encontrou um grande desafio pela frente: o técnico tinha cinco jogos para colocar a equipe de volta ao G4.

No comando do Vila Nova, Higo conquistou três vitórias, um empate e uma derrota. No entanto, o resultado negativo veio no pior momento possível: na última rodada, contra o lanterna da Série B. Na ocasião, o Tigre precisava apenas da vitória para conquistar a vaga na 1ª divisão do Brasileirão.

O caminho do Vila Nova

O time teve um início de campeonato muito bom. A saber, nas sete primeiras partidas, o Tigrão teve cinco vitórias e dois empates. Além disso, o Vila Nova foi a última equipe na Série B de 2023 a perder a invencibilidade. Em resumo, a 1ª derrota aconteceu na 9ª rodada, contra a Ponte Preta, fora de casa, e o placar foi 1 x 0. Vale destacar que o jogo contra o Sport, que deveria ter acontecido na 2ª rodada, foi adiado e só aconteceu em junho.

O Vila Nova alcançou a liderança da Série B na 16ª rodada. Na ocasião, o Tigre recebeu a equipe do Vitória, que posteriormente se sagraria campeã da divisão, e derrotou o Leão da Barra pelo placar de 1 x 0.

Após o momento de glória, que levou esperança ao torcedor colorado, o time de Goiânia teve uma sequência ruim. Dos cinco jogos seguintes, o Vila Nova perdeu quatro e empatou um, o que levou a demissão do técnico Claudinei Oliveira. O Tigrão ocupava a liderança do campeonato, mas terminou a 21ª rodada na 7ª colocação da tabela.

Os técnicos contratados posteriormente tentaram recuperar o desempenho da equipe, mas a sequência de vitórias só veio com a chegada de Higo Magalhães. O técnico colocou o Vila Nova de volta na briga pelo acesso, retornou ao G4, e trouxe esperança para a torcida colorada, que viu seu time na Série A pela última vez em 1985.

Contudo, apesar de ser considerada a melhor defesa do campeonato nesta temporada, junto com o Novorizontino, e de ter brigado pelo acesso até a última rodada, o Vila Nova não conquistou o acesso. A saber, a equipe terminou a competição com 17 vitórias, 10 empates e 11 derrotas, além de alcançar 61 pontos, e ocupar a 8ª colocação na tabela.

Expectativas para 2024

A permanência de Higo Magalhães ainda não esta confirmada para o próximo ano. Contudo, segundo o repórter Paulo Massad, da equipe das Feras do Esporte, da BandNews Goiânia, o mais provável é que o técnico continue no comando da equipe colorada. Contudo, uma notícia que pode abalar o torcedor é a saída de alguns nomes importantes deste elenco, como Rafael Donato, Lourenço e Caio Dantas.

A saber, Rafael Donato completava a dupla de zaga da equipe colorada, com Eduardo Doma. Junto com o goleiro Dênis Júnior a defesa do Vila Nova foi considerada a melhor da temporada, levando em consideração o número de gols sofridos: apenas 30 em 38 rodadas. Além disso, Caio Dantas foi o artilheiro da equipe, com 10 gols.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


NOTÍCIAS

podcast