Por: Paulo Henrique Pinheiro Advogado, especialista em direito desportivo

FIFA promete pagar auxílio bilionário para os clubes que tem jogadores convocados para as seleções na Copa do Mundo de 2022

EURODIESEL NOTICIA

Novo anúncio da FIFA dispõe acerca do pagamento aos clubes por jogadores que participarão da Copa do Mundo. Confira!

Publicado em: 18/10/2022 11:18

Entre os dias 20 de novembro a 18 de dezembro, o Qatar será palco do maior campeonato de futebol entre as nações e a FIFA, entidade organizadora do evento, anunciou, na semana passada (11), um auxílio bilionário. Segundo o comunicado emitido, não apenas as Federações de Futebol serão auxiliadas, mas também os clubes que os jogadores convocados para a seleção brasileira atuam.

Sendo assim, os clubes pelos quais os jogadores que forem convocados para a Copa do Mundo terão direito ao pagamento de 10 mil dólares por dia em que seus atletas estiverem à disposição de seu país, incluindo os dias de preparação para a competição.

A FIFA calcula distribuir 209 milhões de dólares, o equivalente a R$ 1.08 bilhão para os clubes de todo o mundo, que deverão solicitar o pagamento por meio da plataforma da FIFA chamada Plataforma de Futebol Profissional. Esta iniciativa não ocorrerá somente esse ano. Durante a Copa do Mundo 2018, essa contribuição beneficiou 416 clubes de 63 Federações-membro.

Esse benefício poderá alcançar ainda mais equipes, pois os valores serão pagos também aos clubes que os jogadores defenderam nos últimos 02 (dois) anos anteriores à competição.

Essa ação faz parte de um acordo de colaboração entre a FIFA e a Associação Europeia de Clubes, inicialmente lançada para a Copa do Mundo de 2010 e estendida para cobrir as Copas de 2018 e 2022.

De acordo com as últimas escalações do Tite, técnico da Seleção Brasileira, alguns clubes do Brasil devem ser contemplados com o auxílio da FIFA, como Flamengo e Palmeiras. O Alviverde tem contrato válido com o goleiro Weverton, constantemente convocado para atuar na seleção, enquanto o clube Rubro-Negro pode ser representado por Everton Ribeiro e Pedro, recentemente convocados para disputar os últimos amistosos antes do início da Copa do Mundo.

https://batershopp.com.br/

 

Autores: Marina Freire Pontes e Paulo Henrique S. Pinheiro.



EURODIESEL NOTICIA

NOTÍCIAS

podcast