Futebol pelo Brasil

Goiás

81 anos de Goiás Esporte Clube! Conheça um pouco da história do Alviverde do Cerrado

Um reflexo de sua criação até os dias de hoje

Por: Júlia Laiany 06/04/2024 22:52

Fundado em 6 de abril de 1943, o Goiás completa, neste sábado (6), 81 anos de história. A saber, durante esse tempo, o clube viveu momentos de glória e crescimento, mas também episódios negativos que ficaram na memória do torcedor. Apesar disso, a constante volta por cima foi a responsável por todo apoio e paixão recebidos há quase um século.

>>> Entre no nosso grupo de WhatsApp e saiba tudo sobre o Esmeraldino <<<

O início de tudo

Idealizado pelos irmãos Lino e Carlos Barsi, o Alviverde caminhou à passos curtos nos momentos iniciais de sua trajetória. Em sua primeira partida oficial, contra o já consolidado Atlético-GO, o time entrou em campo com nove uniformes com listras verdes doados pelo América-MG, além de outros dois inteiramente brancos para completar.

https://batershopp.com.br/

Assim, os primeiros 20 anos de surgimento do Esmeraldino foram difíceis por conta do baixo poderio financeiro. Além disso, a equipe ficava para trás quando o assunto eram os demais clubes da capital, mais experientes. Dessa maneira, o Goiás ficava para trás quando o assunto eram as vitórias, relevância e a quantidade de adeptos. Foi a partir daí que foi gracejado pelos adversários como “Clube dos 33”, em relação aos seus poucos torcedores.

Ascenção

Foi a partir da década de 60, com o primeiro título goiano conquistado em 1966, que as coisas começaram a melhorar para o Verde. Na sequência, mais quatro troféus estaduais vieram na década de 70. Esse também foi o momento em que time participou o primeiro Campeonato Brasileiro, 1973, no qual terminou na 13ª colocação.

Depois desse período, o Verdão da Serra começou a crescer no estado. Mais cinco campeonatos estaduais foram alcançados nos anos 80, além de uma Copa Centro-Oeste. Com isso, a torcida também acompanhou a progressão do clube e se tornou uma das maiores de Goiás até então.

Ademais, as boas campanhas na competição nacional também eram destaque. Durante as décadas de 80 e 90, o Esmeraldino brilhou e terminou o torneio de 1983 em 5° lugar. Outrossim, foi vice-campeão brasileiro em 1996 e da Copa do Brasil em 1990. Nesse meio tempo revelou grandes artilheiros para o mundo, como Túlio Maravilha e Baltazar. Posteriormente, Dill e Dimba também assumiriam esse posto.

De 2000 para cá

Já firmado como a maior torcida do estado no início do novo século, o Goiás acumulou mais troféus do Goianão e boas jornadas regional e nacionalmente. Mais adiante, o time conseguiu o feito inédito de ser o primeiro e único clube do estado (até então) a disputar a Libertadores em 2006, após terminar a Série A de 2005 em 3° lugar.

Entretanto, a maior e mais dolorosa eliminação que o clube sofreu em sua história aconteceu na Sul-Americana de 2010. Disputando a final com o Independiente, o Alviverde foi superado nos pênaltis e deu adeus ao sonho de um título continental.

Um reflexo do que é hoje

Em resumo, os anos que seguiram foram de instabilidade para a equipe e de inúmeras quedas para a segunda divisão. De lá para cá, o Esmeraldino, que foi protagonista de grandes momentos no futebol nacional e local parece não ser mais o mesmo influente. Dono de 28 títulos do Campeonato Goiano, dois da Série B, três da Copa Centro-Oeste e um da Copa Verde, o time tem caído nos protestos da torcida.

O Goiás de Alex Dias, Souza, Luvanor, Fernandão, Lúcio, Grafite, Harlei e tantos outros vive um hiato de seis anos sem conquistar o estadual. Portanto, isso deixa os adeptos e simpatizantes com a esperança de voltar aos tempos de glória em breve.

3 Comentários

  1. Alvis Jones disse:

    Your posts provide fresh perspectives.

  2. Euripedes Ovidio Valim disse:

    Tem que ganhar algum título de expressão no cenário nacional. No entanto, a continuar a incompetência administrativa em todos os setores, tende a fechar às portas o que causaria menos sofrimento aos verdadeiros esmeraldinos.

  3. Valdeny Silva disse:

    Pessoas negativas,atraí só a negatividade nós torcedores devemos pensar mais positivo com um time que nos deu tantas alegria e vamos ter muito mais ainda.

Deixe o seu comentário!


NOTÍCIAS

podcast