Por: Paulo Henrique Pinheiro Advogado, especialista em direito desportivo

Nova Regra do Futebol altera a quantidade máxima de substituições de jogadores permitida nas partidas de futebol

EURODIESEL NOTICIA

Acompanhe as alterações nas Regras de Futebol sobre o número de substituições de jogadores nas partidas de futebol.

Publicado em: 06/07/2022 10:32

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por meio da Comissão de Arbitragem, a partir da Reunião Geral Anual da International Football Association Board (IFAB), estabeleceu alterações nas Regras do Futebol. Estas alterações entraram em vigor em 01 de julho de 2022 em todas as competições coordenadas pela CBF.

Uma das principais mudanças apresentadas na edição das Regras do Jogo de 2022/2023 foi o número de substituições dos jogadores nas partidas. De acordo com o novo texto, a regra passa a admitir legalmente até 05 (cinco) substituições em competições oficiais, ou seja, o regulamento da competição poderá permitir no máximo 05 (cinco) substituições por equipe.

Este número máximo de modificações em campo deve ser regulamentado pela FIFA, Confederações ou Associações Nacionais a depender da competição disputada. A regra é válida para os times profissionais dos clubes ou seleções nacionais principais, sejam elas masculinas ou femininas.

Foto: Arte/CBF

 

 

No entanto, a Regra apesar de permitir 05 (cinco) alterações de jogadores em campo, restringe a quantidade de paralisações na partida para a realização dessas substituições. Com isso, a equipe terá, no máximo, 03 (três) oportunidades para realizar até 05 (cinco) substituições, caso queira. Além dessas 03 (três) paradas permitidas, as equipes também poderão fazê-las durante os intervalos.

Quando houver prorrogação, o regulamento da competição disputada poderá autorizar a realização de mais uma substituição e, caso a equipe não tenha esgotado o número máximo de paralisações, poderá utilizar-se das substituições não realizadas no tempo regulamentar durante a prorrogação, independente da substituição adicional permitida.

https://batershopp.com.br/

Da mesma forma, a modificação no texto da Regra do Futebol prevê agora que o regulamento da competição poderá inscrever de 03 (três) a 15 (quinze) atletas suplentes, e não mais 12 (doze) como era feito, dos quais poderão se utilizar, no máximo, 06 (seis) jogadores: 05 (cinco) durante o tempo regulamentar de jogo e 01 (um) em eventual prorrogação.

 

Autores: Paulo Henrique S. Pinheiro e Marina Freire Pontes.



EURODIESEL NOTICIA

NOTÍCIAS

podcast