Por: Paulo Henrique Pinheiro Advogado, especialista em direito desportivo

Indicação de Obra Literária: “O Negro no Futebol Brasileiro”

Indicação de obra literária para você que deseja conhecer ainda mais sobre futebol e se aventurar nos diversos relatos sobre o mundo da bola.

Publicado em: 09/09/2022 09:28

A luta pela inclusão e pelo tratamento igualitário do negro no esporte ainda é constantemente debatida. Comumente nos deparamos com lamentáveis casos de racismo no futebol. No entanto, muitas vezes, não refletimos acerca do passado e como foi travada a batalha pela iserção do negro em um esporte onde havia enorme resistência cultural por ser de origem inglesa.

Pensando nisso, Mario Filho escreveu o livro “O Negro no Futebol Brasileiro”, sendo reconhecido como o primeiro jornalista e escritor esportivo a dar destaque à parte humana do futebol. O autor condensou na obra toda a história de enfrentamento dos atletas negros para conseguirem o direito de jogar e fazer parte da história do futebol no Brasil e, apesar de expor um tema complexo, conseguiu dar leveza e envolvência à leitura.

A obra é um clássico cultural e mostra, com riqueza de detalhes, quais foram os personagens principais dessa luta e de que forma contribuiram para diversas conquistas, dentre elas a principal: a inclusão social no esporte.

O autor Mario Filho apresenta em seu texto parte da história do futebol, desde a apropriação do futebol europeu e a resistência cultural e social para inclusão de todos no futebol, até de que forma foram rompidas as primeiras barreiras e as regras das elites nacionais para que as portas das equipes fossem abertas para todos os atletas independente de sua cor e raça e quais foram os clubes pioneiros nesse enfrentamento.

O livro traz uma reflexão interessante ao dizer que as pessoas acham que o futebol do passado era bom, mas não se atentam ao fato de que os atletas negros não eram aceitos e aponta como a formação e a evolução cultural e social estão atreladas ao futebol.

A obra é dividida em 6 capítulos, com recordações intrigantes e cheias de emoção que unem a história da humanidade com a história do esporte mais popular do mundo: o futebol.

Vale a pena a leitura desse livro: “O Negro no Futebol Brasileiro” de Mario Filho.

Autores: Marina Freire Pontes e Paulo Henrique S. Pinheiro.



NOTÍCIAS

podcast