Por: Paulo Henrique Pinheiro Advogado, especialista em direito desportivo

Indicação de Obra Literária: “Futebol ao Sol e à Sombra”

Confira.

Publicado em: 05/08/2022 17:13

Considerada uma das principais obras que envolvem o esporte, “Futebol ao Sol e à Sombra” é um livro repleto de relatos interessantes. O autor Eduardo Galeano traz suas memórias sobre campeonatos, personagens, lances, troféus e fatos curiosos de uma época em que considera que o “futebol era diferente”.

Ao acompanhar a narrativa do livro, o leitor se depara com uma visão privilegiada da perspectiva do autor. Na referida obra, o autor afirma que “Ao mesmo tempo em que o esporte se tornou indústria, foi desterrando a beleza que nasce da alegria de jogar só pelo prazer de jogar.”. Com isso, narra com exatidão o lado sombrio do futebol, onde envolve interesses políticos e influências financeiras.

EURODIESEL NOTICIA

Em contrapartida, também retrata o lado positivo da paixão pelo esporte, das glórias vivenciadas e, inclusive, da criação de heróis em decisões importantes, retratando que nenhuma negatividade advinda do mundo das sombras do esporte se sobrepõe ao encanto e alegria que o futebol proporciona.

O livro ainda traz fascinantes histórias que se passam dentro e fora das quatro linhas com o protagonismo de craques como Pelé, Di Stéfano, Maradona, Zizinho, Didi, Garrincha, entre outros.

A obra é dividida em mais de 100 mini capítulos, com histórias intrigantes e cheias de emoção sobre diversos casos que envolvem o futebol, sobre as copas do mundo, os gols decisivos de craques, além de informações acerca do que acontece dentro e por trás do espetáculo do esporte mais popular do mundo: o futebol.

Autores: Paulo Henrique S. Pinheiro e Marina Freire Pontes.



EURODIESEL NOTICIA

NOTÍCIAS

podcast