Por: Paulo Henrique Pinheiro Advogado, especialista em direito desportivo

Curiosidades sobre os goleiros de futebol

EURODIESEL NOTICIA

A posição de goleiro foi a que mais teve mudanças na história do futebol. Confira as diversas alterações e curiosidades.

Publicado em: 28/04/2022 14:37

Anteontem, dia 26 de abril, foi comemorado o dia dos goleiros e, este ano, a posição que mais mudou e evoluiu ao longo dos anos no futebol completa 151 anos.

Apesar de ser figura única em campo, este atleta foi inserido no esporte em 1871, somente 23 anos após as primeiras uniformizações das regras do futebol que aconteceram em 1848, sendo, portanto, o último a ser criado, inclusive, depois do árbitro de futebol.

À época, o futebol ainda se inspirava em outras práticas esportivas, como o rúgbi, que poderia se utilizar as mãos em qualquer parte do campo de jogo, sendo o único entre os 11 jogadores a ter esse privilégio.

Foto: iStock

Somente em 1912, a restrição da grande área foi decretada. Sendo assim, os goleiros ficaram proibidos de tocar a bola com as mãos fora da área delimitada. Ainda assim, foi determinado a utilização obrigatória de um uniforme diferente dos companheiros de linha, para auxiliar na identificação do jogador.

Além disso, registros históricos datam a aparição de luvas como objeto de trabalho dos goleiros em meados de 1920. A princípio não foi muito aceita pelos atletas, mas começou a ganhar força e aceitação devido à proteção que trazia às mãos.

A primeira versão da luva era produzida por uma lã áspera, para não permitir que os goleiros perdessem a aderência e, principalmente, para facilitar o domínio da bola, até mesmo molhada. No Brasil, esse instrumento de trabalho foi inserido no futebol apenas em 1930.

Apesar de cada vez mais raro, a utilização de boné é permitida aos goleiros. Isso acontece para que, em partida com o sol muito forte, possam ter uma visão melhor e facilitar seu trabalho.

De sua criação tardia às especificidades e regras atuais, atualmente o goleiro é considerado um coringa, um jogador de linha a mais em alguns momentos de criação no campo defensivo.

E você? Já sabia que a posição de goleiro foi a que mais teve mudanças ao longo da história do futebol?

 

Autores: Paulo Henrique S. Pinheiro e Marina Freire Pontes.



https://batershopp.com.br/

NOTÍCIAS

podcast