Por: Paulo Henrique Pinheiro Advogado, especialista em direito desportivo

Curiosidades sobre o Futebol Feminino

https://batershopp.com.br/

Você sabia que o futebol feminino já foi proibido no Brasil?

Publicado em: 20/04/2022 14:52

Quando o futebol começou a se tornar mais popular pelo mundo, ainda no século XIX, algumas mulheres se aventuraram na prática deste esporte, mas a resistência do contexto social conservador da época foi ganhando força até ser temporariamente censurado.

Você sabia que o futebol feminino já foi proibido no Brasil?

Em 1941, alegando que a prática de esportes como lutas, levantamento de peso e, até mesmo, o futebol era incompatível com as condições da natureza feminina, o governo de Getúlio Vargas, através do Decreto-Lei nº 3.199/1941, proibiu as mulheres de entrarem em campo, seguindo o exemplo de outros países, como a Inglaterra em 1921. Com isso, entre 1941 e 1979, as mulheres foram impedidas de jogar futebol no Brasil.

Segundo a FIFA, as ligas deste esporte feminino foram criadas na década de 70, em países como Suíça, Dinamarca, Finlândia e França. Nos Estados Unidos, a primeira liga só foi desenvolvida em 2001 e, no Brasil, em 2013.

Entretanto, a Copa do Mundo de Futebol Feminino é realizada a cada quatro anos desde 1991, 61 anos após o primeiro torneio masculino. Ademais, a primeira competição mundial ocorreu na China e contava com a participação de apenas 12 equipes, mas, com o crescimento significativo de incentivo e investimentos em atletas e em clubes no cenário feminino, o último campeonato mundial reuniu 24 seleções.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Além disso, o futebol praticado pelas mulheres atrai público em todo mundo e os novos recordes de audiência consolidam essa evolução histórica.

De acordo com a FIFA, mais de 1,12 bilhão de pessoas assistiu à Copa do Mundo em 2019. A audiência das transmissões aumentou também no Campeonato Brasileiro Feminino, triplicando as visualizações na plataforma Twitter, resultando em mais de 5 milhões de pessoas que assistiram aos jogos em 2020, contra 1,5 milhão em 2019.

EURODIESEL NOTICIA

Em março deste ano, o jogo entre Barcelona e Real Madrid pela Liga dos Campeões bateu o recorde mundial de público em um jogo de futebol feminino. No estádio Camp Nou, na Catalunha, 91.553 torcedores estiveram presentes para ver o clássico espanhol.

E você? Também acompanha as mulheres nos campeonatos de futebol?

 

Autores: Paulo Henrique S. Pinheiro e Marina Freire Pontes.



https://batershopp.com.br/

NOTÍCIAS

podcast