Por: Paulo Henrique Pinheiro Advogado, especialista em direito desportivo

A origem do futebol no Brasil e como esse esporte se tornou tão popular no nosso país

https://batershopp.com.br/

Como se deu a chegada do esporte mais praticado no Brasil e como o futebol se tornou tão popular?

Publicado em: 19/05/2022 12:09

O futebol foi trazido por ingleses para o Brasil, em 1895. Pesquisas apontam que a primeira bola de futebol do país foi trazida pelo paulista Charles William Miller, em 1894, quando retornou da Inglaterra.

Após sua chegada, o futebol se popularizou na elite da sociedade, já que era restrito à aristocracia brasileira. No entanto, com o crescimento urbano do país, o esporte se dissipou entre as diversas camadas populares e, a partir de então, iniciou-se a organização dos clubes.

A primeira equipe de futebol do Brasil foi o São Paulo Athletic Club, formado em 1894, por Charles Miller. Todavia, o primeiro clube fundado no Brasil ainda em atividade é o Sport Club Rio Grande, localizado no estado do Rio Grande do Sul, fundada em 1877.

A popularização do esporte e o fim do amadorismo ocorreu em 1920, quando começaram a surgir os primeiros indícios de jogadores assalariados vindos através do futebol operário.

Inicialmente o futebol era usado como lazer, mas os donos das fábricas perceberam que o sucesso das equipes, que levavam o nome da empresa, era um excelente meio de divulgação dos produtos. Sendo assim, os trabalhadores mais habilidosos em campo passaram ter certos benefícios, como prêmios por vitórias, trabalhos mais leves e, até mesmo, dispensa para se dedicar aos treinos.

Neste contexto, surgou a figura do “operário-jogador” e, com ele, a valorização do “capital esportivo”.

No entanto, após 100 anos de futebol no país, os clubes brasileiros estão em constante processo de crescimento e muitos ainda encontram sérias dificuldades em se organizar, principalmente no que concerne às finanças.

Apesar disso, o Brasil transformou-se em uma potência no esporte, considerado, para muitos, o país do futebol. A seleção brasileira feminina já se consagrou 7 vezes campeã da Copa América (1991, 1995, 1998, 2003 e 2018) e seleção masculina é detentora de 5 títulos mundiais (1958, 1970, 1994 e 2002). Além disso, os clubes brasileiros tem 10 títulos entre Torneios Intercondinentais e Mundial de Clubes e 18 títulos sul-americanos.

 

Autores: Paulo Henrique S. Pinheiro e Marina Freire Pontes.



EURODIESEL NOTICIA

NOTÍCIAS

podcast