Atlético-GO

Data histórica: Atlético-GO comemora hoje os 50 anos do seu primeiro título nacional – Torneio da Integração

Atlético-GO comemora 50 anos de seu primeiro título nacional.

Por: Ana Lívia Luis Dias 19/10/2021 13:55

Atlético-GO comemora hoje 19 de outubro os 50 anos do seu primeiro título nacional, o Torneio da Integração. O torneio aconteceu no ano de 1971 e corresponde ao que hoje é o Campeonato Brasileiro da Série B.

A competição contou com 16 clubes de 11 estados. Em Goiás, Atlético, Goiás, Vila Nova, Goiânia, Anápolis e Campinas participaram do Torneio.

Que foi apoiado pela Confederação Brasileira de Desportos-CBD e realizado pela Federação Goiana de Desportos, sagrando o Atlético-GO como campeão.

O elenco do Atlético-GO campeão era composto por Zé Geraldo, Raimundinho, Luizinho, Lico, Claudinho, Paghetti, Dadi, Dezoito, Poli, Pedro Bala, Beloianes, Nelsão, Vavá, Jota Alves, Marcos, Ronaldo, Dida, Tung e Celso, comando pelo técnico Paulo Gonçalves.

https://batershopp.com.br/
Foto: Acervo ACG

Nesse campenato, o Atlético-GO realizou 9 jogos, sendo 5 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Ainda ficou com o artilheiro do campeonato, Paghetti com 4 gols, empatado com Miguel do Fortaleza.

O Torneio da Integração foi no formato de três fases, a primeira com 4 grupos de 4 times, se classificando os 2 primeiros de cada. Respectivamente, no Grupo A, Fluminense da Bahia e Vila Nova. No Grupo B, Anápolis e Ponte Preta. Grupo C, Goiás e Atlético e Grupo D, Botafogo e Fotaleza.

A segunda fase composta por 2 grupos de 4 times, se classificando o primeiro colocado de cada grupo para a grande final, sendo Atlético e a Ponte Preta.

A final foi realizada em um melhor de três jogos no Estádio Olímpico de Goiânia. A primeira partida terminou com uma vitória da Ponte Preta por 1×0, a segunda partida uma vitória do Atlético-GO por 1×0 e a terceira e decisiva partida, vitória do Atlético-GO por 1×0, sagrando o Dragão como grande campeão.

Conquista essa que o Atlético-GO vai destacar durante o mês de outubro e principalmente nesta data especial. Por isso, escutamos Paulo Winícius Maskote, Historiador e Diretor de Patrimônio Histórico e Cultural do Atlético-GO sobre o torneio e história:

“O Atlético vai destacar nesse mês de outubro de 2021 os 50 anos da conquista o primeiro título nacional do futebol goiano, o Torneio da Integração. O clube faz um esforço para valorizar sua história e de trazer para o público não só de torcedores, mas em geral do futebol goiano, como é que se abriram as portas do futebol goiano para o Brasil. Como é que o futebol goiano que era muito desvalorizado, pouco conhecido, passou a ocupar as manchetes de jornais nacionais, de jornais de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Isso se deu principalmente a partir da conquista do Torneio da Integração Nacional em 1971”.

Dados históricos retirados do site Futebol de Goyaz

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


NOTÍCIAS

podcast