Futebol pelo Brasil
Goiás
Bateu o martelo! STJD suspende partida entre Goiás x Corinthians; entenda o caso
Nova data para a realização da partida ainda não foi definida
Na tarde deste sábado (15), em primeira mão, o repórter André Rodrigues, das Feras do Esporte, trouxe atualização sobre a partida entre Goiás x Corinthians. Em resumo, depois de semana agitada por conta da situação de torcida única ou não, Otávio Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), suspendeu o jogo. A saber, o duelo aconteceria neste sábado (15), às 19h.
Entenda o caso
No dia 6 deste mês, seguindo a recomendação da Polícia Militar e do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), somente a torcida mandante poderá estar presente no Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia. Em resumo, tanto a PM quanto o Ministério Público fizeram a recomendação. Assim, a justificativa foi a de “evitar atos de violência entre as torcidas organizadas dos dois times, que possuem histórico de grande rivalidade”. A partir disso, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tomou a decisão de acatar a orientação.
No entanto, na noite de quinta-feira (13), o Corinthians informou que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) aceitou pedido para suspender a determinação da CBF. Portanto, de acordo com a nota informativa do clube paulista, haverá a presença da torcida alvinegra no estádio. A princípio, o Goiás já havia disponibilizado 11.200 ingressos para a torcida esmeraldina.
Comandante do BEPE critica decisão do STJD, relembra brigas e alerta sobre perigo de duas torcidas em jogo entre Goiás x Corinthians
Na sexta-feira (14), o Major Bezerra, do Batalhão de Polícia Militar de Eventos (BEPE) do Estado de Goiás, falou com exclusividade com as Feras do Esporte. A saber, após o Corinthians conseguir liminar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), torcedores alvinegros poderiam comparecer ao Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia. Entretanto, o subcomandante alertou sobre os perigos de duas torcidas na partida entre Goiás x Corinthians.
“A análise que nós fazermos é técnica. Assim, do ponto de vista da segurança pública, da proteção das famílias e dos torcedores, o ideal seria torcida única por conta do estoque de confrontos das duas torcidas. Inclusive, no jogo entre os clubes, no 1º turno do Brasileirão, houve confronto na cidade de São Paulo. Na ocasião, a torcida da Gaviões da Fiel emboscou a Torcida Jovem do Goiás antes de chegar ao estádio.
Com isso, travaram uma batalha campal. Dessa forma, foi necessária a intervenção da Polícia Militar do Estado de São Paulo, utilizando muita força e muito efetivo. A partir disso, nós produzimos um relatório técnico e encaminhamos o material ao Ministério Público do Estado de Goiás. Assim, solicitamos uma recomendação para que o jogo entre Goiás x Corinthians fosse com torcida única para previnir que eventos de violência acontecessem aqui em Goiânia assim como aconteceu em São Paulo.
Em seguida, o MPGO atendeu a nossa solicitação e fez a recomendação à CBF, que notificou o clube e as Federações para que o jogo fosse com torcida única. No entanto, o Corinthians, que é um clube muito grande, muito forte, inclusive politicamente, entrou com uma medida judicial no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) Com isso, solicitou que a decisão da CBF fosse quebrada.
Com isso, fomos surpreendidos no final da tarde de quinta-feira (13) com a liminar voltando o jogo para duas torcidas. Posso garantir que, para nós do policiamento, não terá nenhum prejuízo, porque nosso planejamento é muito arrojado e já estávamos prevendo essa possibilidade de duas torcidas.
Porém, quem perde com isso serão as famílias e os torcedores de bem, que vão ao estádio única e exclusivamente para ver o espetáculo. No entanto, eles terão que lidar com essa situação de rivalidade entre torcidas organizadas que vão para brigar. Nós lamentemos essa decisão. Porém, podemos garantir que a Polícia Militar entrará em peso para poder fazer a segurança dos cidadãos de bem. De toda forma, temos que orientar que há risco de confronto entre as torcidas.”
Relembre o que aconteceu no jogo entre Corinthians x Goiás, no 1º turno do Brasileirão:
4 Comentários
Deixe o seu comentário!
Boa tarde…
Vergonhosa essa decisão, acabamos de chegar em Goiânia, saimos de Morrinhos para assistir a partida…
Sacanagem com os torcedores, com os atletas que estão concentrados.
VERGONHOSO!!
Morrinhos é próximo. Dá para vir ver o Goiás 30 jogos por anos.
Hey! Someone in my Facebook group shared this site with us
so I came to give it a look. I’m definitely loving the information. I’m bookmarking and
will be tweeting this to my followers! Superb blog and superb style and design.
Oh my goodness! Awesome article dude! Thank you
so much, However I am having issues with your RSS. I don’t know the reason why I can’t subscribe to it.
Is there anyone else having similar RSS issues?
Anybody who knows the answer will you kindly respond? Thanx!!