Atlético-GO

Atlético-GO faz aniversário! O time mais antigo da capital completa 86 anos de história, confira os maiores marcos do Dragão

Dragão disputa jogo da final no seu aniversário

Por: Teresa Prado 02/04/2023 09:28

Neste domingo (2), o Atlético-GO completa 86 anos de história. Assim, em homenagem ao aniversário do clube, confira a história do Rubro-negro, suas maiores conquistas e jogadores que já passaram pelo Dragão. Saiba de tudo com as Feras do Esporte!

O Atlético-GO foi fundado no dia 2 de abril de 1937, sendo o time mais antigo da capital Goiânia. O Rubro-negro é um clube diretamente ligado com a população, já que sua fundação se deu em uma ação de moradores e comerciantes do Bairro de Campinas se Vila Operária. Agora, no dia do seu aniversário, a equipe está em busca de mais um título do Campeonato Goiano. Assim, o jogo de ida da final, acontece neste domingo (2), no Estádio Antônio Accioly.

>> Entre no nosso grupo de WhatsApp e saiba tudo sobre o Dragão <<<

Maiores rivais do Atlético-GO

Durante décadas, o maior rival do Atlético-GO era o Goiânia, fundado em 1938. O Clássico Vovô é o mais antigo do estado e o embate entre os times se deu no final dos anos 30 até a década de 50. Assim, somente nos anos 60 o Vila Nova entrou em cena, disputando a rivalidade com o Dragão. Atualmente, um dos maiores clássicos do estado é entre Atlético-GO e Goiás, mas os jogos entre os times começaram a ganhar destaque na década de 70.

Anos 40

Na década de 40 o Dragão foi o primeiro campeão goiano da história. Em 1944 o time campineiro ganhou a disputa de forma invicta. Na mesma década, o Atlético-GO ainda ganhou mais dois títulos. Assim, em 1947, Washington da Silva, conhecido como “Goiano”, foi o jogador que levou a conquista ao clube. O jogador ainda teve passagem pelo Corinthians e ajudou o Timão conquistar o bicampeonato paulista na década de 50, sendo considerado um dos maiores zagueiros da equipe.

Ainda nos anos 40, o Rubro-negro tinha dois grandes jogadores formados da base atleticana que foram campeões pelo Atlético-GO em 1944 e 47. Pedro Tocafundo, que saiu do Dragão e passou pelo Atlético-PR e Palmeiras. Além do craque Dido, que foi para o São Paulo e depois teve passagem no futebol italiano.

Anos 50

Na década de 50 o Rubro-negro conquistou mais duas taças do Campeonato Goiano de forma invicta, em 1955 e 1957. A maioria dos jogadores da equipe vinham da base do clube, além de moradores do Bairro de Campinas.

Além disso, o Dragão foi pioneiro no futebol goiano ao vencer uma grande equipe brasileira, o São Paulo de Zizinho, em 1958. No mesmo ano, o time campineiro se tornou a primeira equipe do estado a disputar uma partida internacional, contra o Vila Rica do Paraguai.

Anos 60

Colecionando taças estaduais, em 1964 o Atlético-GO garantiu mais um Campeonato Goiano. Em 1968 a equipe ganhou pela primeira vez a Copa Goiás. Nesta década, o clube ganhou destaque nacional, sendo a equipe goiana com as melhores classificações na Taça Brasil, equivalente a Série A da época. Ainda revelou Luizinho, que foi para o Vasco e fez sucesso no Rio de Janeiro, sendo campeão do Torneio RJ-SP.

Anos 70

O Rubro-negro conquistou o primeiro título nacional do futebol goiano em 1971, o Torneio da Integração Nacional, equivalente a Série B da época. Apesar da escassez de títulos da década, nos anos 70 o clube foi eleito como “O time mais querido dos goianos” pela Revista Placar. Além disso, mostrou que mesmo com jejum de taças é possível montar grandes equipes. Assim, o Atlético-GO revelou Baltazar, convocado em 1977 para Seleção Brasileira Juniores. Conhecido como “Artilheiro de Deus“, o atleta foi recordista com 31 gols em uma edição do Campeonato Goiano. Ainda chegou a ser campeão com a Seleção Brasileira em 1989 na Copa América.

Anos 80

No início da década, em 1981, o clube disputou a 1ª Divisão, vencendo grandes equipes como o Grêmio, Vasco e Bahia. Após um jejum de 14 anos sem título, em 1985 o Rubro-negro ganha o Campeonato Goiano em coma do Goiás.

A base atleticana não deixou de formar craques, no final da década, grandes jogadores da base tiveram destaque nacional. Assim, Valdeir é um exemplo, o atleta fazia parte do São Paulo quando se tornou campeão mundial. Júlio César “Imperador” também foi do Dragão, fazendo o gol da final pelo Flamengo, tornando o time Campeão Brasileiro.

Anos 90

Em 1990 o Atlético-GO foi campeão da Série C pela primeira vez. O Dragão disputou a Série B quatro vezes na década, em 1991, 1996, 1997 e 1998. Assim, em 98 ganhou o título da Copa Goiânia em cima do Vila Nova.

Década de 2000

De 2000 até 2004 o Rubro-negro ficou somente na Série C. Portanto, em 2004 a equipe teve fase complicada, disputando a 2ª divisão do Campeonato Estadual. Em 2005 foi campeão da divisão e reinaugurou o Estádio Antônio Accioly, nome dado em homenagem ao primeiro presidente do clube.

Após ficar 19 anos sem conquistar o Campeonato Goiano, em 2007 o Atlético-GO vence o Goiás e volta a ganhar a taça. No ano seguinte, se torna Bi-Campeão da Série C. Assim, em 2009 o Dragão conquista acesso à Série A do Brasileirão

Década de 2010

O Rubro-negro começou a década vencendo o Campeonato Goiano em 2010. Além disso, o Atlético-GO fez sua melhor campanha na Copa do Brasil, chegando nas semifinais da competição, eliminando grandes equipes como o Bahia, Santa Cruz e Palmeiras.

Em 2011 o Dragão ganhou seu 12º título, conquistando o primeiro Bi-Campeonato Goiano, em cima do Goiás. Assim, 2012 disputou a Copa Sul-Americana e chegou nas oitavas. Neste mesmo ano, o clube caiu para Série B. Em jogo emocionante, com gol aos 48 minutos do ídolo Lino, o Rubro-negro vence mais uma vez o campeonato estadual em cima do Esmeraldino.

O título de maior importância do Atlético-GO veio em 2016, sendo Campeão da Série B, conquista em cima do Vasco da Gama. Em 2018 o Dragão foi uma máquina de gols, com o ataque de Júlio César, João Paulo, Júnior Brandão e Renato Kayser, a equipe balançou a rede 57 vezes, o saldo mais positivo da temporada.

Em 2019 o time campineiro venceu todos os rivais no Campeonato Goiano. Após cinco anos sem título, o Dragão deum um show na final, goleando o Goiás por 3 x 0 no jogo de ida, além de uma vitória em cima do Esmeraldino na volta. O Rubro-negro conseguiu o acesso a elite após ficar 32 das 38 rodadas da Série B entre os quatro primeiros colocados.

Década de 2020

Após mais um acesso à Série A, o Atlético-GO fez campanhas históricas nas temporadas de 2020 e 2021. Assim, o Rubro-negro venceu grandes equipes como o Flamengo, Santos, São Paulo, Fluminense e Grêmio, ficando em 13º lugar em 2020. No ano seguinte o time disputou a Sul-Americana pela segunda vez, somando 10 pontos em seis jogos. No Brasileirão, o Dragão ficou em 9º, somando 53 pontos.

Em 2022, a equipe focou em outras competições além da Série A. O Atlético-GO disputou a Sul-Americana novamente, demonstrou um show de futebol em cima do Nacional, goleando a equipe de Luis Suárez por 3 x 0 no Serra Dourada. A equipe chegou nas semifinais, jogou bem a primeira partida contra o São Paulo, pelo placar de 3 x 1, mas a partida de volta terminou em 2 x 0 para a equipe paulista, que bateu o Atlético-GO nos pênaltis.

Pela Copa do Brasil, o Rubro-negro chegou nas quartas. A equipe goiana venceu o Corinthians na partida de ida, mas acabou sendo eliminada da competição no jogo de volta. Assim, no final de 2022, o Atlético-GO foi rebaixado, ficando em 18º lugar na tabela. Agora, em 2023, o clube está em busca de mais um título estadual contra o Goiás, o primeiro jogo da final acontece neste domingo (2).

11 Comentários

  1. Muito bom esse trabalho trazendo a nós essas recordações. Parabéns. disse:

    Porque não trazer para nos os diretores que passaram que nunca são lembrados. Abraços

  2. Hello everyone, it’s my first visit at this web site, and article is truly fruitful in favor of me, keep up posting these types of articles or reviews.

  3. At this moment I am going away to do my breakfast, after having my breakfast coming again to
    read other news.

  4. I love your blog.. very nice colors & theme.
    Did you design this website yourself or did you hire someone to
    do it for you? Plz reply as I’m looking to create my own blog and would like to
    know where u got this from. kudos

  5. Hi! I just wanted to ask if you ever have any problems with
    hackers? My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing months of
    hard work due to no backup. Do you have any solutions
    to protect against hackers?

  6. That is a really good tip especially to those fresh to the blogosphere.

    Simple but very accurate information… Thank you for sharing this one.

    A must read post!

  7. I am really thankful to the holder of this website who has shared
    this enormous post at at this place.

  8. That is really attention-grabbing, You’re an overly professional blogger.
    I have joined your feed and sit up for searching for more of your wonderful post.
    Additionally, I have shared your website in my social networks

Deixe o seu comentário!


NOTÍCIAS

podcast