Apaixonado por Goiânia e Goiás, Íris Rezende deixa um grande legado espalhado por todos os cantos da cidade

Relembre um pouco da história e legado de Iris Rezende

Por: Ana Lívia Luis Dias 09/11/2021 10:22

Iris Rezende foi o melhor Prefeito de seu tempo, inovou a nossa linda Goiânia, há que se deve muito a ele, como os vários viadutos espalhados Capital, são cerca de 10.

Todos os clubes de Futebol da Capital prepararam homenagens a ele em suas redes sociais. Apaixonado pelo esporte em geral, o time do coração do ex Prefeito, era o Atlético-GO, time de Campinas.

O grande nome da política goiana, sofreu um AVC( acidente vascular cerebral), ao qual estava tratando há três meses em São Paulo, hoje aos 87 anos teve sua morte confirmada.

Natural de Cristianópolis/Goiás, mesma cidade da cantora Marília Mendonça que também faleceu na última sexta-feira(05), Íris morreu aos 87 anos. Mas deixou um grande legado de uma política que inovou Goiás. Íris era conhecido por sua simplicidade, honestidade e também pelo amor que tinha por Goiânia.

Carreira:

Iris foi Senador por Goiás, Ministro da Justiça e da Agricultura, Prefeito de Goiânia e Governador de Goiás.

Rezende fez carreira no estado de Goiás , sendo Vereador e Prefeito de Goiânia , Deputado Estadual por Goiás , Governador do Estado por dois mandatos, Ministro da Agricultura no governo José Sarney e Ministro da Justiça no governo Fernando Henrique Cardoso . Foi casado com Íris Araújo homônima. Vereador em 1958, Deputado Estadual em 1962 e Prefeito de Goiânia em 1965, Rezende foi destituído pelo regime militar em 1969.

Foi eleito governador de Goiás em 1982, mas renunciou após sua indicação ao Ministério da Agricultura pelo presidente Sarney. Retornou ao Governo do Estado em 1991, onde permaneceu no cargo até sua segunda renúncia em 1994 para se candidatar ao Senado Federal , foi eleito e assumiu o cargo em 1995.

Em 1997, foi convidado a se tornar Ministério da Justiça pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.

Em 1998, Íris concorreu novamente para governador, mas perdeu para Marconi Perillo ( PSDB ). Em 2002, concorreu à reeleição como senador com Mauro Miranda ( PMDB ), mas ambos perderam as cadeiras para Demóstenes Torres ( PFL ) e Lúcia Vânia ( PSDB ).

Em 2004, Rezende concorreu mais uma vez à Prefeitura de Goiânia, com 299.272 votos, ou 47,47% dos votos válidos, classificando-se para o segundo turno. Semanas depois, derrotou o atual prefeito Pedro Wilson ( PT ), com 56% dos votos válidos. [

EURODIESEL NOTICIA

Iris foi reeleito Prefeito de Goiânia nas eleições de 2008 . Em 1º de abril de 2010, renunciou ao cargo de governador de Goiás na eleição do mesmo ano . O atual Vice-Prefeito Paulo Garcia tomou posse como Prefeito. Em outubro, Rezende foi derrotado novamente por Marconi Perillo no segundo turno. 

Iris Rezende foi eleito Prefeito de Goiânia pela quarta vez no segundo turno das eleições de 2016 . Ele obteve 57,70% dos votos válidos. 

Nossos sinceros sentimentos a família, em nome de toda equipe, Feras do Esporte da Rádio Bandeirantes.

1 Comentário

  1. leanotox disse:

    Leanotox is one of the world’s most unique products designed to promote optimal weight and balance blood sugar levels while curbing your appetite,detoxifying and boosting metabolism.

Deixe o seu comentário!


NOTÍCIAS

podcast